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Saber o que procurar e como descrever é fundamental quando se trata de identificar e prevenir defeitos na recravação dupla de latas de alumínio. Nosso artigo de problemas comuns foi projetado para ajudar o seu processo de teste de recravação a funcionar o mais eficientemente possível.
Defeitos Comuns na Recravação de Latas de Bebidas:
1. Amassamento (Buckling): Esse defeito ocorre mais comumente no corpo da lata, logo abaixo da recravação, embora possa aparecer em qualquer lugar. É um óbvio torcimento ou amassamento do metal que ocorre após a recravação dupla ser concluída.
2. Dobras (Creasing): Também conhecido como “pontuação,” as dobras são pequenos amassados abaixo do raio do gancho da tampa, onde ela entra em contato com a parede da lata. Esse é um defeito de recravação mais comum em latas de alumínio com um pescoço fino.
3. Saliência (Droop): Identificável por um efeito ondulado ao longo da parte inferior da recravação, a saliência ocorre quando uma pequena parte da recravação dupla fica para fora na parte inferior.
4. Recravação Falsa (False Seam): Esse defeito pode ser difícil de detectar, pois, do lado de fora, parece que a recravação foi concluída. No entanto, ocorre quando a extremidade e o corpo não estão unidos, mas sim dobrados sobre si mesmos e comprimidos.
5. Espaço Livre Insuficiente (Low Free Space): Nem sempre visível a olho nu, esse defeito ocorre quando a recravação é feita muito apertada durante a segunda operação. A recravação pode parecer deformada, ou o defeito pode ser detectado usando equipamentos de teste como um Analisador de Perfil de Extremidade.
6. Recravação Longa (Long Seam): Uma recravação excessivamente longa pode ser difícil de detectar, mas enfraquece a integridade do selo. Isso pode ser causado por danos nas ferramentas desgastadas ou um perfil de rolo incorreto.
7. Incompatibilidade (Mismatch): Óbvio a olho nu, esse é um defeito causado quando as abas da tampa e da lata não estão devidamente alinhadas e unidas durante o processo de recravação.
8. Deslizamento (Spinner): Quando uma recravação dupla não está suficientemente apertada, o processo pode ficar incompleto, criando um efeito de “spinner.” Isso é normalmente causado pelo escorregamento do mandril de recravação na extremidade do corpo da lata.
9. Recravação Dividida (Split Seam): Também conhecida como “clam shell,” uma recravação dividida é um defeito visual grave que pode ser visto ao redor da própria recravação dupla. Isso pode ser causado por uma segunda operação muito alta ou apertada, excesso de composto de vedação ou pressão do levantador muito alta.
10. Saliente (Vee): Similar a uma saliência, essa é uma protuberância afiada que pode ocorrer em qualquer lugar ao redor da recravação.
11. Remoção de Material (Wooling): Mais comum em latas de alumínio, o “wooling” (também conhecido como “silvering”) refere-se à remoção de material da flange da tampa ou do corpo da lata durante a recravação, deixando pequenas lascas de metal ao redor da recravação.
Entender e abordar esses defeitos é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos enlatados. Além disso, nosso sistema SEAM View da Industrial Physics é uma ferramenta útil que utiliza aprendizado de máquina para determinar as prováveis causas dos defeitos na recravação, oferecendo uma solução prática para diagnosticar e corrigir problemas no processo de recravação.
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